quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ovo pochê sobre creme de agrião

Esse é um típico prato de “brunch”, aquela deliciosa refeição, bem americana, que vem a ser um café da manhã tardio e reforçado ou pode ser um almoço bem cedo para curtir uma longa tarde. Infelizmente a gente só pode se dar a esse luxo aos domingos.

INGREDIENTES:
4 ovos (se puder, caipira)
1 maço de agrião
12 pontas de aspargos verdes
1 colher de café de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de creme de leite
sal e pimenta do reino branca moída na hora

MODO DE PREPARO:
Lave bem o agrião. Pique e coloque em uma panela e coloque um pouquinho de água. Cozinhe até evaporar o liquido, junte 1 colher de sopa de vinagre, o açúcar e o sal e pimenta. Tampe a panela e deixe por mais 5 minutos. Coloque no processador de alimentos e pique bem. Misture o creme e reserve.
Cozinhe as pontas de aspargos em água salgada por 8 minutos.
Coloque em uma panela 1 litro de água para ferver. Junte o resto do vinagre. Quebre cada ovo separadamente colocando em um copo. Mexa bem a água ate fazer um rodamoinho na água fervente. Deixe deslizar cada ovo (um por vez) na água fervente (em fogo baixo) e cozinhe por 3 minutos. Retire com uma espátula e passe rapidamente em água fria para interromper o cozimento.
Para servir coloque o creme de agrião no fundo de um prato, coloque um ovo pochê e algumas pontas de aspargo do lado. Tenha sempre à mesa um ótimo pão.

Serve 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário