terça-feira, 21 de abril de 2009

Piccata de Vitelo

Esta receita é uma das jóias da culinária italiana. Aquelas receitas que são, como dizem os americanos: comida de verdade para pessoas de verdade ("real food for real people"). Não demora mais que 30 minutos para ser preparada e é uma delicia. Trata-se de uma especialidade milanesa que tem como sempre, inúmeras versões. Esta é uma das melhores que conheço. Pode ser feito com escalopes de peito de frango ou mesmo de peru, mas a original (e a melhor, claro!) é com vitelo mesmo.

INGREDIENTES:
700 de escalopes de vitelo batido para 6 mm de espessura
4 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho picado
½ xícara de caldo de galinha
½ xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de alcaparra
2 colheres de sopa de salsinha picada
sal e pimenta do reino branca moída na hora

MODO DE PREPARO:
Tempere as fatias de carne com sal e pimenta. Em uma frigideira grande em fogo médio derreta 1 colher e meia de manteiga. Quando estiver derretida, aumente o fogo e coloque a metade da carne. Toste por 1 minuto de cada lado. Tire a carne e coloque-a em um prato fundo. Coloque mais uma colher e meia de manteiga e repita a operação com o restante da carne. Junte esta carne com a outra no mesmo prato fundo.

PREPARO DO MOLHO:
Coloque a colher de manteiga restante na panela e derreta. Junte o alho por 30 segundos. Junte o caldo e o vinho e com uma colher de pau “limpe” o fundo da frigideira. Em 2 a 3 minutos já deve ter reduzido para a metade. Coloque as alcaparras e cozinhe por mais 1 minuto. Acerte o sal e junte a salsinha picada.
Volte a carne e todo o molho que juntou no prato à frigideira e aqueça tudo por uns 2 minutos. Divida a carne em 4 pratos e regue com o molho delicioso.

Serve 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário