sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pernil de Cordeiro Assado no Forno

INGREDIENTES:
1 Pernil de Cordeiro até 2,5 kg
6 dentes de alho
1 colher de sobremesa de pimenta do reino preto, quebrada na hora
½ xícara de azeite
½ xícara de vinho tinto
Sal grosso
Alecrim fresco

MODO DE PREPARO:
Deixe o pernil fora da geladeira por uma hora antes do preparo. Em temperatura ambiente, o tempero age melhor. Corte os dentes de alho no sentido longitudinal em forma de cunha. Separe o alecrim em pequenos tufos. Coloque a pimenta do reino dentro de um pano (que possa ser esmagado). Enrole fazendo uma trouxinha. Com um martelo quebre os grão de pimenta deixando-a pedaçuda. Outro método é colocar os grãos de pimenta sobre uma superfície dura, granito por exemplo, e com um pau de macarrão esmague os grãos. Misture o azeite com o vinho tinto.

Aqueça o forno para 250 º C

Com uma faca bem pontuda, faça furos com 1 cm de profundidade, na volta toda do pernil, a cada 4 cm. Faça duas ou três voltas de furos a partir da parte grossa do pernil. Nestes furos introduza ora alho, ora alecrim. Coloque o pernil em uma assadeira para ser temperado. Depois, passe o sal grosso e finalmente a pimenta do reino em toda a volta. Regue o pernil com a mistura do azeite com o vinho e deixe pegar gosto fora da geladeira, coberta com um pano por uma hora.

Leve agora o pernil ao forno quente e vá assando, virando e regando com o tempero que ficou na assadeira. Calcule meia hora para cada kg de pernil para ficar bem ao ponto junto ao osso. Com um pano seco, segure o pernil pelo osso da canela e, para servir, corte no sentido do comprimento.

Acompanhe com uma salada, mais para o amargo, com rúcula, agrião e escarola.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário