sexta-feira, 3 de abril de 2009

Escabeche de peixe

Esta receita começou assim: nosso ouvinte Luciano, de origem espanhola pediu uma receita de Escabeche de peixe que o fazia lembrar-se de sua avó. É claro que minhas receitas não cobrem o universo da gastronomia, mas tenho amigos ouvintes da Bandnews FM que gentilmente me auxiliam nessa hora.
Meu consultor para comida espanhola é o ouvinte Manuel Ventura, a quem recorri, e que prontamente me ajudou. Abaixo, segue sua receita que achei muito boa e resolvi publicar.
Ele começa a carta assim: “Eu utilizo a mesma receita para escabeche de peixe e de algumas carnes, notadamente de coelho e lebre de caça, que ficam maravilhosas no escabeche. Quando for de peixe, tem que ser de peixe azul, como Atum, Sardinha, Anchova, Tainha.”

INGREDIENTES:
6 sardinhas
8 dentes de alho
Azeite de oliva extra virgem
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
100 ml de um bom vinagre de vinho
2 folhas de louro
1 colher de chá de pimenta do reino em grão inteiras

MODO DE PREPARO:
Primeiro retire os espinhos grandes e a pele do peixe. Salgue-os e frite-os em fogo médio e em bastante azeite de oliva. Não frite demais, senão fica seco no final do preparo.
Ao mesmo tempo (e na mesma frigideira), frite os dentes de alho inteiros retirando-os antes que fiquem dourados demais.
Retire os peixes e o alho e, no mesmo azeite (acrescente mais se necessário), frite a cebola em fogo baixo. Quando estiver transparente, junte o vinagre e as folhas de louro. Deixe reduzir um pouco.
Volte o peixe, o alho frito e a pimenta do reino em grão e deixe ferver por 1 minuto.
Coloque tudo em uma forma, peixe, cebola, alho, pimenta, louro e, claro, o azeite com vinagre. Deve cobrir o peixe; se faltar, coloque mais azeite extra-virgem.
Deixe curtir ao menos por um dia, mas assim coberto pode durar por várias semanas.

Dica do Manuel Ventura: esse prato é muito bem acompanhado com vinho rosé frio (pode ser da uva Garnacha, de minha terra Navarra) ou um vinho tinto do ano, sem madeira.
Não deixe de molhar o pão no molho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário