quinta-feira, 30 de abril de 2009

Croquetes

Tal como em casa da Mariana, do Caos na Cozinha, também em minha casa sempre se fizeram croquetes. Não sei se a minha mãe seguia a receita do chefe Silva, mas o mais provável é que sim, uma vez que as teleculinárias eram (e ainda são) usadas vezes sem conta em busca de todas as receitas possíveis e imaginárias.
Ora lá me deu vontade de fazer croquetes. E a receita que eu fui buscar? A mesma que a Mariana usou, a do chefe Silva. E lá fiz uns croquetes deliciosos!

Ingredientes para cerca de 2 dúzias:

200g de restos de carne cozinhada (usei carne de porco que estufei + 1 bocadinho de chouriço)
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 folha de louro
1 cebola pequena picada fininha
60g de farinha de trigo
1,5dl de leite
2 ovos
sal
pimenta
noz moscada
pão ralado
óleo

Preparação:

Numa caçarola coloque o azeite, junte o alho, a cebola e o louro e deixe alourar, mexendo sempre para não queimar. Quando a cebola estiver lourinha, junte a farinha e mexa até estar tudo bem ligado. Mexendo sempre, sobre lume brando, adicione, o leite bem quente. Continue a mexer até descolar do fundo.
Junte a carne picada, misture em e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Continue a mexer cerca de 1 ou 2 minutos.
Fora do lume, misture 1 ovo batido, deixando-o cair em fio e mexendo bem.
Leve novamente ao lume e mexa sempre até formar bola e descolar do fundo do tacho. Despeje sobre um tabuleiro e deixe arrefecer.
Molde os croquetes e passe-os por ovo batido e pão ralado.(Neste ponto podem ser congelados). Frite em óleo bem quente, secando-os depois em papel absorvente.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário