quarta-feira, 29 de abril de 2009

Costela de Boi Assada no Forno

A Costela de boi é uma carne típica do churrasco. Aliás, das mais importantes. Esta receita é para a gente fazer esta deliciosa carne, mesmo sem ter uma churrasqueira em casa. Escolha sempre costela gorda, pois a magra é muito mais dura. O excesso da gordura, conforme está na receita, é retirado da assadeira durante o tempo de forno.

INGREDIENTES:
1 Costela de Boi de aprox. 2 kg
1 colher de sopa de folhas de salvia fresca
1 colher de chá de tomilho fresco
2 dentes de alho amassados em sal refinado
Pimenta do reino preta moída na hora
4 taças de vinho tinto
1 xícara de azeite
100 g de manteiga (1/2 tablete)
Sal grosso

MODO DE PREPARO:
Tempere a carne com sal, pimenta do reino, alho amassado, salvia e o tomilho fresco e 3 taças do vinho. Deixe no tempero por 2 horas, fora da geladeira, virando depois de 1 hora. Ligue o forno e regule para 100ºC. Aqueça bem uma assadeira em cima do fogão, untada de azeite. Coloque a carne dentro da assadeira já bem quente e toste-a bem de todos os lados. Esta operação deve levar uns 15 a 20 minutos. Tire a carne da assadeira, coloque-a em outra e leve ao forno.

Retorne a assadeira que foi usada de volta ao fogo baixo (sobre o fogão). Despeje dentro 1 taça de vinho e com uma colher de pau “limpe” bem o fundo. Ainda em fogo lento, vá mexendo sempre até reduzir o volume do líquido para a metade. Coe este molho, coloque em uma panelinha e com a ajuda de um “fouet” (batedor de claras) incorpore ½ tablete de manteiga batendo bem.

A carne está no forno assando, regue-o com o molho da marinada ao longo do preparo. Vire a cada 30 minutos. Retire o excesso de gordura que vai juntando na assadeira. Pode se observar o “ponto”, espetando um palito no meio da carne. Se sair muito líquido pelo furo, estará aquém do ponto. O tempo total é de umas 4 horas. Fica suculento e muito gostoso. Para servir corte a costela entre os ossos (ou retire os ossos e corte depois) e coloque por cima o molho super quente.

Serve 6 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário